MENU
Facebook Edson Terra Instagram Edson Terra Twitter Edson Terra Linkedin Edson Terra Youtube Edson Terra

BLOG

O Peso da “Rede de Relacionamentos” na recolocação profissional!

Postado em: 06/05/2017 20:34h
Artigo Edson Terra Coach

"Quem não é visto, não é lembrado."

                      Todos os dias pessoas me procuram para me pedir auxilio profissional, principalmente para indicá-los para minha rede de relacionamentos para uma recolocação profissional. E por esse motivo dou acesso a minha rede, apenas para aquelas pessoas que realmente tem um relacionamento comigo e que conheço os seus talentos. 

                      Antes de iniciar minha abordagem sobre a importância do Q.I “Rede de Relacionamentos”, vou fazer uma breve conceituação sobre o tema: Rede de Relacionamentos, Networking, Q.I (Quem indica) é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum. A rede de relacionamentos se bem gerenciada sempre vai ajudar caso você precise de uma recolocação ou para fechamento de negócios. Na geração atual as pessoas acreditam que sendo uma conexão nas redes sociais como: facebook, snapchat, twiter, isso já dá direito a ela de fazer contato para solicitar auxilio para uma recolocação profissional.

                     Uma rede de relacionamento bem estruturada, vai muito além disso, pois um bom relacionamento se desenvolve quando há confiança, empatia, respeito e harmonia entre as pessoas envolvidas. A forma como uma pessoa se relaciona com os outros, na vida pessoal ou profissional, faz parte do relacionamento interpessoal e isso é fator predominante para que a sua rede de relacionamentos trabalhe a seu favor quando for necessário.

                      A formação da rede de relacionamento começa já em nossa família, com a forma que o individuo se comporta e suas atitudes, como é o seu tratamento com as pessoas de seu convívio e o seu comprometimento nas tarefas mais simples de casa.   E depois na escola com o convívio com os colegas e professores, que nesse caso especificamente, eu sempre digo que aos candidatos a estagiários, que são os futuros profissionais, devem tomar cuidado  com a sua postura com seus colegas, o seu comprometimento com temas e trabalhos e principalmente a hierarquia e o respeito com os professores que farão parte do inicio da formação da sua “Rede de Relacionamentos”.  Cabe salientar que apenas boas notas no ensino médio e na faculdade não garantem oportunidades, mas um conjunto de Valores como: Respeito, Comprometimento, honestidade, iniciativa e vontade de vencer, são fundamentais para sermos bem vistos.

                     Segundo pesquisas do IBGE (2017) atualmente no Brasil temos 12 milhões de desempregados e 13,5 milhões de vagas em aberto, essa equação não fecha pela falta de “cérebros de obra” qualificados, porque ninguém quer contratar mão de obra, mas sim cérebros de pessoas que ajudem nos desenvolvimentos das organizações. Eu particularmente não acredito em falta de emprego, mas sim em falta de trabalhabilidade, assunto que abordei no blog anteriormente.

                   Além da falta de qualificação, na maioria dos casos as pessoas não sabem se posicionar adequadamente e por isso a rede de relacionamentos tem tanta importância. Segundo pesquisas do site de recolocação Catho 56% dos cargos operacionais e 43% dos cargos gerenciais são recolocados no mercado por indicações de suas redes de relacionamentos. Em regiões menores esse percentual pode passar de 85%  em função das empresas não investirem em anúncios em sites de recolocação, e em processos de recrutamento e seleção com empresas especializadas. Uma boa rede de relacionamentos se constrói durante toda uma vida, na família, na escola, no  trabalho, na igreja,  em trabalhos voluntários, treinamentos, entre outros.

     Minha dica para você que está buscando oportunidade profissional e quer usar a sua rede de forma adequada, siga os seguintes passos:

1.      Mantenha um interesse verdadeiro pelas pessoas e não apenas em momentos que você esta com dificuldades.

2.      Mantenha contato com sua rede sempre, e não apenas quando estiver precisando de de indicação. Mantenha contato através das redes sociais, participe de reuniões, cursos, palestras e principalmente pessoalmente, as redes sociais já são impessoais demais, então faça diferente. Não se esqueça de ligar no dia do aniversário se essa pessoa for mais próxima ao invés de enviar uma mensagem pelo face.

3.      Mantenha-se atualizado(a), pois mesmo que sua rede seja forte, de nada vai adiantar uma boa indicação se você não tiver as habilidades técnicas e comportamentais necessárias. Integrantes da sua rede só vão te indicar se tiverem certeza que você vai atender as necessidades da vaga que está te indicando. Não existe desculpa para não se qualificar existem milhares de cursos EAD gratuitos, é só largar o face e outras redes sociais de lado e investir em você;

4.      Preserve bons relacionamentos com atuais e antigos colegas de trabalho, não necessariamente você tem que ser amigo de todos e sim manter um conduta ética, respeito e comprometimento. Assim mesmo aqueles que não tinham tanta afinidade pessoal com você, vão indicá-lo por sua postura profissional.

5.      Já que está desempregado faça trabalho voluntário em alguma área que tenha a ver com você ou algo que você acredita, que além de ajudar quem precisa é uma ótima forma de aumentar a sua rede.

6.      Faça o cadastro do seu currículo em sites de recolocação, a maioria não cobra por isso  e assim você vai receber informações sobre as oportunidades atualizadas de emprego e estágio.


7.    Tenha "Gratidão" quando sua rede o ajudar,  lembre-se de agradecer sempre!!

     A Rede de relacionamentos, Networking, Q.I, só funciona se for retroalimentada, de um lado vocês ajuda e do outro você é ajudado. Por isso valorize, cuide de sua rede e mantenha contato, pois quem não é visto, e não é ouvido, não é lembrado.


Sucesso Sempre!!

Edson Terra
Coach de Carreira