MENU
Facebook Edson Terra Instagram Edson Terra Twitter Edson Terra Linkedin Edson Terra Youtube Edson Terra

BLOG

Empresas x times de Futebol

Postado em: 27/07/2017 12:39h
Artigo Edson Terra Coach

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”

As empresas deveriam olhar com mais atenção as ações dostimes de futebol para melhor o resultado de suas equipes (times).  Vou me deter a alguns aspectos que entendoque sejam fundamentais para a melhoria do resultado das organizações.
1.      Os times de futebol dão a maior importância ascategorias de base, que cada vez mais valorizam os talentos mais cedo epreparam para assumir responsabilidades no time principal.  Já a maioria das empresas não valoriza a suacategoria de base (ESTÁGIÁRIOS E JOVEM APRENDIZES), são vistos como um malnecessário e principalmente utilizados para diminuir o custo de mão obra.Acredito sinceramente que o maior ativo das empresas são as pessoas e por issoos talentos devem ser lapidados o quanto mais cedo melhor, estimulando odesenvolvimento de comportamentos técnicos e comportamentais, para atingirresultados de alto rendimento.
 
2.      Os times de futebol têm uma rotina diária detreinamentos, jogadas ensaiadas, fundamentos e esquemas de jogo de acordo comos adversários. Já as empresas enxergam o investimento em treinamentos e odesenvolvimento de sua equipe com um custo adicional a operação.  Certamente cada um de nós tem um time docoração e acompanhamos seus resultados, que muitas vezes com todo investimento,treinamento, amistosos, folha astronômicas não ganham e nem chegam as finais decampeonatos. Imaginem então uma empresa que não treina!! Para essas empresas afrase clássica de Albert Einstein “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesmacoisa e esperar resultados diferentes” cai como uma luva.
 
3.      Os times têm profissionais que acompanham commétricas o desempenho do time, dos jogadores, como: Quantos Km ele percorreudurante o jogo, qual a média de gols, quantos passes e deu, quando acertos,quantas assitências e muito mais. Essas métricas são importantes para os timesmelhorarem o resultado individual e coletivo, cuja a, principal lição veio nacopa de 2014 com a goleada de 7X1 e a análise do time da Alemanha fazia de seusjogadores e adversários. Nesse caso mesmo sendo de forma reativa os timesbrasileiros rapidamente, investiram na tecnologia para ajudar na melhoria dedesempenho.  Já a maioria das empresasresponsabiliza a crise por seu desempenho fraco nos resultados e por seus prejuízos,mascarando a falta de investimento em processos de gestão adequados acompetitividade atual, não investindo em tecnologia e melhorando processos quediminuem a sua capacidade produtiva e de competitividade.
 
4.      Se olhássemos mais para os times talvez e fosse utilizadaa mesma regra por não atingir os resultados, que é a demissão do técnico. Talvezmuito empresário seria demitido da sua própria empresa, um função do impactoenorme da sua liderança e poder de decisão, principalmente quando falamos demicros e pequenas empresas.
 
5.      Esquema de jogo – É impressionante mais acontecediariamente, os times tem esquemas de jogo, formações, escalam jogadoresdiferentes com habilidades técnicas de acordo com o adversário e o campeonato queestão disputando. Já os empresários começam errando na contratação dosintegrantes do seu time, fazendo contratos com zagueiros para colocar no ataquee vice-versa. E esse é um erro comum tanto para empresas como para os times,que contratam pelas habilidades técnicas, mas os jogadores são demitidos pelocomportamento de entrega e por  falta deresultados.
 
6.      Para finalizar tanto nos times quanto nasempresas o maior ativos são os jogadores e por isso devem ser valorizados,devem ser reconhecidos, devem ser aproveitados em posições que tem a ver com asua essência(Comportamento) e suas habilidades técnicas.  Treine seu time, seadapte a disputa com seus adversários, faça acompanhamento de resultados evalorize o poder da equipe.
 
 
Sucesso sempre!!
 
Edson Terra
Coach de Carreira