MENU
Facebook Edson Terra Instagram Edson Terra Twitter Edson Terra Linkedin Edson Terra Youtube Edson Terra

BLOG

Empregabilidade, Trabalhabilidade e Parasitabilidade

Postado em: 19/04/2017 08:34h
Artigo Edson Terra Coach

                





                     O conceito de empregabilidade já vem sendo abordado com mais freqüência desde os anos 80, cuja definição é a capacidade de uma pessoa ser atrativa ao mercado de trabalho, condição de profissionais que atentos as mudanças do mercado, estão sempre se qualificando e se desenvolvendo para ocupar as oportunidades que surgem. A empregabilidade desde os anos 50 era o sonho de consumo do meus avós, que enxergavam o Banco do Brasil ou qualquer outro cargo público com a solução para uma aposentadoria tranqüila e feliz. Atualmente a estabilidade do setor público não vem sendo tão atrativa, em função do cenário da economia e outros aspectos relacionados ao perfil dessa nova geração mileniun que não se vê trabalhando em apenas um lugar por toda uma vida.
  
                Já a Trabalhabilidade é um conceito relativamente novo que surgiu nosanos 2000, que diferente da empregabilidade tem muito mais haver com o perfil empreendedor que cada um de nós, e que épouco desenvolvido nas escolas e universidades, que formam para aempregabilidade.  A definição de trabalhabilidade é a condição do profissionalgerar trabalho, receita, renda com o seu conhecimento(acadêmico e informal) semvínculo empregatício, como por exemplo um funcionário público que é formado emadministração, mas atua como empreendedor desenvolvendo sites e sistemas.


                 A Trabalhabilidade pode ser gerada por necessidade de complemento dereceita ou pela inquietação empreendedora, que na minha percepção independentedo motivo, esse profissional já é diferenciado em relação aos demais, que emuma necessidade, vai ter maior dificuldade em conseguir novas oportunidadescaso seja despedido ou decida deixar de ser funcionário público. Existem váriostipos de trabalhabilidade, como porexemplo:

·        Consultor e vendas, que toca violão e canta, quepode dar aulas de música se tiver didática para isso, ou pode usar sua artepara cantar em clubes, bares e afins;
·        Uma manicure, que nos finais de semana trabalha comoauxiliar de filmagens em uma empresa de festas;
E por último emfunção da sua pouca importância, a PARASITABILIDADE,quepesquisei recentemente e não encontrei essa palavra no Google, então eu devoser o pai da criança.  A definição departe da palavra: 1.      diz-sede ou organismo que vive de e em outro organismo, dele obtendo alimento e nãoraro causando-lhe dano.
2. pej. diz-se de ou indivíduo que vive à custa alheia porpura exploração ou preguiça.
 
Então surge o conceito PARASITABILIDADE, que é a condição daquele que mesmo com condições de ter empregabilidade e trabalhabilidade, recorre de todos os meios para não trabalhar e viver as custas do governo, da família, de ex-cônjuge e de amigos. As pessoas com essa condição, geralmente são preguiçosas, procrastinadoras e manipuladoras e com hábito de reclamar constantemente e certamente deve ser os responsáveis pelo Brasil ser um país pouco produtivo, sendo necessários quatro brasileiros para ter a produtividade de um americano.
 
Espero que você que esteja lendo tenha empregabilidade, busque a trabalhabilidade e lute contra Parasitabilidade.
 
SucessoSempre!!
 
EdsonTerra
Coach de Carreira